Sustentabilidade: como tornar seu salão mais ecológico
9 de junho de 2017
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Foto: Divulgação / Salão Laces & Hair

 

De acordo com o G1, os resíduos produzidos por um salão de beleza em um mês, empilhados, teriam 3,3 quilômetros de altura, o equivalente a 30 estátuas do Cristo Redentor. Usando as técnicas de economia corretas, dois terços dos resíduos são eliminados.

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Existem alternativas para diminuir os impactos que o seu salão causa no meio ambiente com algumas adaptações na estrutura e no dia a dia do estabelecimento. Confira as dicas para ter um salão ecofriendly:

 

– Instalação de caixas de esgoto (tratamento de resíduos no próprio estabelecimento);

– Uso de shampoos sem sulfato (não fazem espuma e diluem rápido, usando menos água);

– Uso de maquiagens orgânicas e veganas (menor impacto ambiental);

– Economia no uso de produtos (gera menos descarte de embalagens);

– Uso de produtos com ingredientes naturais (menor impacto ambiental);

– Fazer coleta seletiva (facilita a reciclagem);

– Uso de mangueiras para lavatório que só funcionem ao ser pressionadas;

– Evitar o uso de bacias nos serviços de manicure e pedicure (usar algodão e borrifador no que for possível para evitar o desperdício de água);

– Fazer a manutenção dos filtros de secadores regularmente (faz com que o uso seja otimizado e, assim, gaste menos energia).

– Fazer manutenção periódica de aparelhos que envolvam uso de água;

– Armazenamento de água da chuva para limpeza das dependências do estabelecimento;

– Reduzir uso de ar condicionado;

– Utilizar produtos com embalagens retornáveis;

– Diminuir o uso de sprays (tóxicos para a respiração e para a camada de ozônio);

– Promover ações de responsabilidade social, como tornar seu salão um ponto de coleta de embalagens (incentivo social);

– Esteja de acordo com as normas de vigilância sanitária e da ANVISA;

– Uso de lâmpadas de LED (consomem menos energia);

– Decoração com materiais reciclados;

– Implantação de sistema de recirculação de água na lavagem dos cabelos (a água é filtrada a partir de microfiltrantes descartáveis que retêm os produtos químicos e o sabão);

– Divulgar e incentivar atitudes ecológicas através do marketing sustentável.

 

FONTE: http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/f27ae5de45e34429be85dcd18c2250d7/$File/5707.pdf

 

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