Saiba o que é Análise SWOT e como realizá-la em seu Salão
31 de julho de 2017
0

A análise SWOT é um conceito essencial para o planejamento de quaisquer tipos de negócios, inclusive salões de beleza. É, basicamente, um estudo de diferentes aspectos que englobam uma empresa.

A sigla vem da língua inglesa,  sendo S para strenghts (forças), W para weaknesses (fraquezas), O para opportunities (oportunidades) e T para threats (ameaças), também conhecida no Brasil como FOFA. Todo empreendedor que se preze e que preza por seu negócio precisa conhecer e praticar a análise SWOT para extrair o que há de melhor no seu estabelecimento todos os dias. A análise desses 4 pontos resulta em um relatório que aponta bons direcionamentos para um negócio. Pesquise e faça acontecer.

A análise é feita explorando cada uma das letras da sigla.

FORÇAS

São os pontos fortes do salão, as vantagens que ele possui em relação a concorrência e ao mercado, no geral. Aqui, devem ser levantadas as maiores aptidões do seu negócio. Seus preços são competitivos? Os equipamentos usados são de ponta? Os produtos são de alta qualidade? Seu público é fiel? Esses são possíveis tópicos a serem levantados nas Forças.

FRAQUEZAS

Ao contrário do primeiro item, aqui o assunto a ser explorado são as fraquezas do seu salão. São os pontos que interferem negativamente na produtividade do seu estabelecimento ou chegam a prejudicá-lo de alguma forma. Uma equipe mal estruturada ou sem entrosamento, falta de fornecedores confiáveis e ausência de liderança são itens que se encaixam com as Fraquezas.

OPORTUNIDADES

São forças externas que ajudam no funcionamento do seu salão, e, por serem internas, não podem ser controladas pelo gestor. Forte presença de público-alvo em um determinado local, investimentos no país, mudanças políticas e econômicas, ampliação de crédito para o consumidor são alguns fatores que podem ser considerados boas Oportunidades para o crescimento de um salão.

AMEAÇAS

São forças externas que atrapalham o desenvolvimento de um negócio e, mais uma vez, por serem externos, não podem ser controlados pelo gestor. Ampliação de concorrência, criação de tecnologias caras, mudanças em leis ou um grande número de tendências que o salão não consegue atender podem ser vistas como grandes Ameaças para um estabelecimento.

Deixe uma resposta