Como lidar com clientes inadimplentes em salões de beleza
19 de maio de 2017
0

Restaurantes e salões de beleza foram considerados os tipos de estabelecimentos com a maior decorrência de clientes inadimplente. Não dá para fugir, todo negócio que não teve um cliente devedor ainda terá. Esse é um dos maiores desafios que um gestor pode enfrentar em seu salão, já que é um fator que pode colocar em risco a existência da empresa, mas aqui vão algumas dicas para lidar com isso:

 

PREVINA-SE

Mesmo que o cliente seja alguém próximo, um familiar ou um amigo, evite permitir pagamentos posteriores (o famoso “fiado”) ou trabalhar com um sistema de contas (acúmulo de serviços para pagamento único). Se você abre exceção para um, é injusto não abrir para outros, então procure não abrir para ninguém. É melhor prevenir do que sair no prejuízo.

 

MANTENHA SEU SISTEMA ATUALIZADO

Seja um sistema pago ou uma simples planilha de Excel: é essencial manter seu cadastro atualizado com todos os dados e transações realizadas com cada um dos seus clientes. Assim, o gestor fica seguro por ter todas as informações em dia e evita dores de cabeça com quem não tem muito compromisso com dívidas. Com o nome completo, telefone, CPF, endereço e e-mail é possível manter o contato com o devedor de diversas formas, seja pessoalmente, por ligação, SMS, Whatsapp ou contato eletrônico.

 

SEJA COMPREENSIVO E NÃO CONSTRANJA SEU CLIENTE

Apesar de a inadimplência ser um grande problema, a melhor coisa a ser feita é ter tato pra lidar com a situação sem constranger o cliente devedor. Procure entender seus motivos. É nessa hora que o sistema de cadastro é extremamente eficiente, já que é nele que você se baseará para perceber a ligação do cliente com seu estabelecimento, sua frequência de visitas e todo o seu histórico. Ouça-o para depois tomar decisões.

 

ESQUECEU A CARTEIRA?

Isso pode acontecer com todo mundo. Alguns esquecem a bolsa, a carteira, o cartão e o dinheiro, mas nem sempre é de propósito. Procure não iniciar a conversa com pedras nas mãos e ofereça alternativas, como transferência através dos populares aplicativos bancários para celular, deixar um documento de identificação, pedir para alguém levar o dinheiro no estabelecimento ou elaborar um acordo assinado estipulando um prazo de pagamento.

 

NEGOCIE FORMAS DE PAGAMENTO

Se o débito já é antigo e, principalmente, se forem valores altos e com cobrança de juros em cima do que é devido, é interessante estimular o inadimplente a pagar ao negociar maneiras de fazer isso, como um desconto caso o pagamento seja feito no dinheiro, a possibilidade de parcelar o débito etc..

Deixe uma resposta