9 dicas para aumentar a rentabilidade do seu salão
23 de agosto de 2017
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Apesar do fato de que o mercado da beleza está cada vez mais aquecido, todo empreendedor busca o crescimento constante de seu negócio e o aumento do lucro. Sempre há alternativas para inflar ainda mais a lucratividade de um salão de beleza, então o blog Gestores da Beleza traz hoje algumas opções que podem ajudar seu salão a faturar mais:

  1. Analise o seu ponto comercial

Para aumentar seu lucro, é necessário ser visto! Saia do seu salão, olhe ao redor e perceba os seguintes pontos: visibilidade da rua, fluxo de pessoas e arredores. Esses são fatores fundamentais para entender se o local onde seu estabelecimento está condiz com o faturamento que você quer ter. Pagar um aluguel mais barato só para economizar nem sempre é a melhor maneira de tocar um salão. Às vezes, investir um pouco mais em um ponto melhor pode fazer com que sua visibilidade aumente e sua renda também.

  1. Reveja seus preços

É essencial fazer uma análise periódica de seus preços para entender se as contas batem. Nunca se esqueça de levar em consideração a experiência de seus profissionais, seu ponto comercial, a qualidade dos produtos que você traz para seu estabelecimento e também a tabela de preço dos salões que concorrem direta ou indiretamente com o seu. Não hiperfature seus serviços, mas também não menospreze seu salão para não ficar no prejuízo por medo de cobrar um valor “muito alto”.

  1. Venda produtos de beleza

Uma boa alternativa para aumentar a rentabilidade de um salão é a venda de produtos, como maquiagem, produtos para cabelos, cosméticos, joias e semijoias etc.. Além dos serviços cotidianos do seu salão, você amplia os horizontes e consegue incrementar o lucro com uma medida simples.

  1. Disponibilize novos serviços

É importante para analisar serviços que você não oferece e que poderiam te render ainda mais lucro. Verifique o que a concorrência oferece, o que está no topo das tendências, não só no Brasil, mas também no mundo e mantenha-se atualizado de tudo o que acontece no mundo na beleza. Mesmo que você não tenha como investir em novas tecnologias, observe o que dá para absorver e incorporar na sua gestão.

  1. Faça um snack bar

Outra opção inteligente é criar um snack bar (cobrando, claro!) para vender lanches e bebidas no salão. Além de ser um grande atrativo para os clientes, o snack bar resulta em um ambiente agradável e quem procura seu salão não precisa sair de lá ou pedir comida quando a fome bater. Se o serviço for bom, vai ter muita gente voltando só para tomar um café da tarde e, de quebra, fazer as unhas. É uma tática quase infalível.

  1. Minimize a inadimplência

Não tem como pensar em lucrar mais se você não mantiver a inadimplência sob controle. Evite vender fiado ou receber pagamentos em cheque, seja de quem for. Amigos, amigos, negócios a parte. Disponibilize formas de pagamento para não dar escolha aos clientes,a não ser pagar. Tenha maquininha de cartão de crédito/débito, aceite pagamentos em dinheiro (sem preconceitos com as moedas!) e ofereça até a possibilidade de transferência bancária online, já que os aplicativos de banco estão cada vez mais em alta. O que não vale é ficar sem receber e precisar ficar fazendo cobranças posteriores.

  1. Crie pacotes de serviços

Os pacotes de serviços entusiasmam a clientela. Essa tática se torna algo extremamente benéfico para clientes que costumam fazer vários tipos de serviços em seu salão, como cabelo, unhas, depilação , estética etc. e também para você, gestor, já que os pacotes transformam um cliente que normalmente iria ao seu salão só para cortar as pontinhas e um cliente que fica o dia inteiro fazendo um spa day completo. Elabore pacotes interessantes de acordo com as demandas que seu salão já tem e veja os números aumentando.

  1. Tenha presença online

No século XXI, empresas que não estão na Internet, basicamente não existem. Coloque seu salão em evidência em todas as redes sociais que tenham a ver com seu negócio e mantenha-as atualizadas, tenha um site bonito e informativo e, se puder, abra um e-commerce. Você perceberá como estar na internet é um fator positivo para seu salão.

  1. Invista em decoração

Nem só de bons serviços se faz o lucro de um salão. Investir na aparência de um estabelecimento comercial melhora muito a frequência da clientela, que se sentirá mais a vontade no ambiente, e atrai novos interessados. Invista em móveis bonitos e na fachada do seu salão. Se houver uma vitrine, melhor ainda.

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